• Dr. Sérgio Pistarino Jr.

VOCÊ NÃO PRECISA DE DISCIPLINA, VOCÊ PRECISA DE UMA DECISÃO.

Atualizado: 10 de Mar de 2018

Você já se pegou falando para si mesmo que precisa de mais foco? Ou talvez que precisa mudar seus comportamentos? E que tal “preciso de mais disciplina”?


Começar algo novo é sempre um desafio, ainda mais quando estamos falando de novos hábitos alimentares e a prática consistente da atividade física, no entanto o desafio não precisa ser exatamente um sacrifício na sua vida. O nome que você dá para a situação se torna a sua experiência de vida e a sua experiência vão determinar como você se sente momento a momento. Ou seja, você pode olhar um novo desafio como sua evolução espiritual, como uma renovação da sua vida e curtir cada momento porque tudo serve a um propósito maior ou então pode olhar negativamente o desafio como se fosse uma obrigação, algo que você estava evitando, mas se tornou necessário seja por conta de problemas de saúde, estética ou bem estar.



As maiorias das pessoas se encontram nessa visão negativa ao se deparar com um novo momento da vida. Aliás, um desafio é nada mais do que algo que você ainda não conhece e, portanto está fora da sua zona de conforto. Tudo aquilo que você já aprendeu e hoje você faz de forma automática está dentro da sua zona de conforto. Portanto um desafio é simplesmente a chance de um novo aprendizado e para aprender algo não precisa de disciplina, ela vem com o tempo, não é de um dia para o outro que você se torna uma pessoa focada, uma pessoa disciplinada. Não há então o porque de se cobrar a todo momento em fazer 100% tudo certo, isso só irá te desgastar ainda mais e te deixar longe dos resultados que deseja.










Uma pessoa resiliente, perseverante, forte, não é aquela que nunca cai, que nunca erra, mas é aquela que quando cai se levanta rapidamente. Muitas vezes a cobrança pelo resultado pode atrapalhar demais todo o processo, toda a jornada. O medo de cair, de sair do planejamento te coloca na defensiva, você se fecha para o mundo, cria uma blindagem para que nada possa te atrapalhar, mas isso não funciona! Você apenas acumula tudo para dentro de si, tornando a jornada cada vez mais pesada e difícil, e não curti a vida momento a momento.



Você já ouviu histórias de pessoas que pararam de fumar literalmente de um dia para o outro? Existe algo em comum em todas as histórias: a pessoa fez uma decisão. Ela disse para ela mesmo “chega!”. Maioria dos fumantes já tentou parar de fumar através da disciplina, do foco, mas você deve saber como é difícil para essas pessoas. Mas pergunte para as pessoas que chegaram no “chega, nunca mais fumo um cigarro!”. Nunca mais colocaram um cigarro na boca na maioria das vezes. Algo aconteceu de extremo valor na vida dessa pessoa que a fez chegar nessa decisão.



Portanto, o que é de mais valioso na sua vida para você fazer essa decisão de uma vez por todas? Compreendo que quando se está no meio do furacão é muito difícil ter uma visão completa da vida, por isso a ajuda de um profissional especializado na área de mudanças de comportamentos pode ser muito valiosa. A ajuda de amigos e familiares é muito importante também porque você sabe que existe sempre uma base de apoio junto com você. Ao invés de criar blindagens para nada te atrapalhar no caminho, você irá sentir um alívio muito maior se se permitir abrir para outras pessoas ao seu redor.



Não há necessidade de esconder seus sentimentos e pensamentos, apenas aprender a lidar com eles os expressando de uma forma positiva para você e para as pessoas que estão em sua volta. Com isso, você começa a desenvolver o que chamamos de inteligência emocional e um ambiente favorável para a sua fase de mudança. É assim que a mudança se torna divertida, leve e com você no controle.


Gostaria de deixar um Link muito valioso. Nele, em um vídeo totalmente dublado, tudo isso que você leu será exemplificado e detalhado. Uma incrível aula que poderia facilmente virar um livro. Aproveitem!


https://www.youtube.com/watch?v=viWl86WONGg


Colaborador:

Gabriel Ribeiro - @gabrielsallesribeiro

Wellness Coach




0 visualização